terça-feira, 5 de junho de 2012

A bacia Hidrografica do Rio Paraná


Add caption



O Rio Paraná é formado pela união dos rios Paranaíba, e grande.
Ele é o 2° rio em extensão na América do Sul e o 10º do mundo em vasão. Quanto sua abrangência é de 10% do território nacional, incluindo os estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Entre os municípios de Guaíra e Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, ocupa 170 quilômetros de trecho contíguo aos territórios brasileiro e paraguaio, onde foi formado o Reservatório para o aproveitamento hidrelétrico de Itaipu.


No sentido que fluem as águas de Itaipu, seu curso faz divisa com a Argentina e o Paraguai, recebe assim o seu maior afluente, o Rio Paraguai, formando então a Bacia do Prata.
         Toda a Hidrografia do Território Paranaense drena suas águas diretamente no reservatório de Itaipu denominando-se Bacia do Paraná III. Esta Bacia pode ser subdividida em 13 sub-bacias essa área envolve total ou parcialmente os municípios de Altônia,Cascavel, Céu Azul, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Candido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Teresa do Oeste, Santa Teresinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Vera Cruz do Oeste.
Entre os rios que formam a bacia podemos destacar o São Francisco que nasce em Cascavel, o Guaçu, que nasce em Toledo, o São Francisco Falso, que nasce em Céu Azul, o Ocoí, que nasce em Matelândia; além do São Vicente e Passo Cuê.


Há um grande consumo de água para abastecimento, e também para indústria e irrigação. Já a poluição orgânica e inorgânica (efluentes industriais e agrotóxicos) e a eliminação da mata ciliar contribuem para a degradação da qualidade da água de grandes extensões dos principais afluentes do trecho superior do Rio Paraná.
Originalmente, a Região Hidrográfica do Paraná apresentava os biomas de Mata Atlântica e Cerrado e cinco tipos de cobertura vegetal: Cerrado, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Floresta Estacional Decídua e Floresta Estacional Semidecídua. O uso do solo na região passou por grandes transformações ao longo dos ciclos econômicos do País, o que ocasionou um grande desmatamento.



Dados Técnicos:

Área: 1.350 km2 cota normal operacional (770 km2 estão do lado brasileiro e 580 km2 no lado paraguaio).
Volume de água: 29 bilhões de m3
Extensão: 170 km
Largura máxima: 12 km
Largura média: 7 km
Profundidade: média - 22,5m
Máxima 170m (próximo à barragem)
Nível normal operacional (cota): 219,00 a 220,30 metros acima do nível do mar
Nível máximo: 223,10 metros acima do nível do mar
Nível mínimo: 197,00 metros acima do nível do mar

Outros dados:

O Reservatório possui 66 pequenas ilhas, das quais 44 estão na margem brasileira e 22 na paraguaia.








Grande parte dos 29 bilhões de metros cúbicos de água represada no Reservatório é renovada em média a cada 32 dias.
Entre muitas riquezas que a bacia apresenta, o Rio Iguaçu, gera energia, irriga pastagens e plantações, é fonte de água para importantes cidades. Ao longo do curso do rio pode-se apreciar uma bela paisagem, como as cataratas do Iguaçu um dos mais belos cartões postais do planeta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário